O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25/05), por unanimidade, aplicar uma nova multa à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Desta vez, a multa é no valor máximo previsto nas normas eleitorais, R$ 30 mil. A parlamentar foi julgada por disseminar informações falsas ou desinformações sobre o processo eleitoral em um vídeo publicado em seu canal no YouTube antes da eleição geral do ano passado.
No vídeo, Zambelli diz ter notificado as autoridades competentes para investigar um suposto caso de manipulação das urnas eletrônicas por pessoas ligadas ao PT dentro de um sindicato do ABC Paulista. Antes da fala da deputada, o conteúdo viralizado na internet havia sido negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) como informação falsa.
Durante o julgamento, o relator da representação contra a deputada enfatizou a gravidade das acusações infundadas à lisura do processo eleitoral sem qualquer embasamento factual. O advogado de defesa sustentou que Zambelli não compartilhou nenhuma informação falsa ou descontextualizada.
Na semana passada, o TSE já havia multado Zambelli em R$10 mil por outro caso de disseminação de notícia falsa, dessa vez envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão do TSE reforça a importância da veracidade das informações divulgadas e destaca as consequências graves da disseminação de notícias falsas no processo eleitoral.