Os holofotes do Carnaval de 2024 no Rio de Janeiro serão direcionados aos emblemáticos blocos Cordão do Bola Preta e Cacique de Ramos, que terão a honra de inaugurar as noites de desfile do Grupo Especial na Sapucaí. A decisão, anunciada por Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), tem como objetivo prestar uma homenagem aos 40 anos da Liesa e ao Sambódromo.
As apresentações estão marcadas para as 20h30, antecedendo os desfiles oficiais que têm início às 22h. No dia 11 de fevereiro, domingo de carnaval, será a vez do Cacique de Ramos tomar a Avenida, seguido pelo Cordão do Bola Preta na noite seguinte (12/02).
O Cordão do Bola Preta, fundado em 1918, ostenta o título de agremiação carnavalesca mais antiga em atividade, contribuindo com uma rica tradição à celebração. Já o Cacique de Ramos, que surgiu em 20 de janeiro de 1961, possui uma história notável e foi palco para renomados artistas da música brasileira, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos da Vila. Com suas características fantasias temáticas indígenas e as cores preto, branco e vermelho, o bloco é uma presença marcante ao longo da Avenida Chile, no Centro.