A Zona Norte de Niterói está prestes a receber um novo centro cultural que combina música, cultura e educação. Nesta quarta-feira (31), Axel Grael, prefeito da cidade, visitou o local que abrigará o Projeto Aprendiz Musical, a Casa Aprendiz, no Fonseca. As obras, realizadas pela Emusa, incluem salas de aula, auditório, estúdios e estão previstas para serem concluídas em abril.
Grael destacou a importância do Projeto Aprendiz, ressaltando que é uma aposta significativa nas áreas de cultura e educação. O projeto já beneficia cerca de 7 mil alunos no aprendizado de instrumentos musicais, expandindo-se além das escolas tradicionais. A nova sede, totalmente climatizada, será complementada pelo Conservatório de Música de Niterói e pela Casa Norival de Freitas para treinamento avançado.
Em 2023, o Aprendiz Musical triplicou o número de alunos, atendendo aproximadamente 7,5 mil crianças nas 49 unidades do ensino fundamental de Niterói. A meta para 2024 é aumentar para 9 mil matrículas e expandir as turmas de iniciação musical, aprendizado de instrumentos e canto coral.
A Casa Aprendiz, situada no Bairro Chic, Fonseca, contará com um casarão climatizado, oferecendo diversas instalações, desde salas de aula a áreas de estudo, biblioteca, auditório e espaços dedicados ao controle de som e guarda de instrumentos. André Diniz, secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, ressaltou que a Casa Aprendiz será mais do que um local para o ensino de música, tornando-se um mini centro cultural, valorizando áreas que demandam investimento.