Um casal de São Gonçalo está sob investigação policial por aplicar um golpe falso de empréstimo em aposentados e pensionistas. Os golpes eram realizados através da montagem de uma central de atendimento com vários computadores ligados ao programa Vanguard.
De acordo com as investigações, a dupla alugava um espaço para montar o escritório, captava clientes e oferecia empréstimos com juros baixos. No entanto, os empréstimos nunca eram concedidos e o dinheiro dos clientes era desviado para contas pessoais dos golpistas.
Vários escritórios da dupla já foram fechados pelos policiais, e uma terceira pessoa envolvida está sendo investigada por aplicar o mesmo tipo de golpe. A polícia descobriu que a dupla se associou ao tráfico buscando segurança e permissão para continuar com os golpes.
Para manterem os escritórios em funcionamento, a dupla deixou de pagar aluguel nos centros comerciais e passaram a pagar uma mensalidade aos traficantes para prosseguirem com os crimes. Com a ajuda dos traficantes, os golpistas conseguiram se manter impunes por um longo período.
Agora, a polícia está investigando o envolvimento dos traficantes no esquema de golpes.