ETA Guandu _ Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (26/11), das 0h às 22h, a Cedae realizará a manutenção anual preventiva do Sistema Guandu, essencial para preparar as estruturas para os meses de maior demanda. Durante o processo, haverá inspeções, reparos e modernizações no sistema que abastece mais de 10 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.
O desligamento foi antecipado para a meia-noite, seguindo solicitações das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, que realizarão melhorias em suas redes durante o período.
O fornecimento de água será suspenso em cidades como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, sendo retomado gradualmente após a conclusão dos serviços, realizados por mais de 500 profissionais especializados.
A manutenção incluirá a instalação de válvulas de macromedidores para maior controle das vazões e redução de perdas. Daniel Okumura, diretor da Cedae, ressaltou a importância do trabalho para garantir um abastecimento eficiente.
As concessionárias Águas do Rio e Iguá aproveitarão o período para realizar melhorias em suas áreas de atuação, visando benefícios duradouros e minimizando impactos à população.