junho 27, 2026
junho 27, 2026
27/06/2026

Cerimônia no Memorial Tortura Nunca Mais celebra luta contra a tortura e preserva memória política

Na última sexta-feira (26), o Memorial Tortura Nunca Mais, situado no Cemitério de Ricardo de Albuquerque e administrado pela Reviver, foi palco de uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional de Luta Contra a Tortura. O evento, promovido pelo Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, reuniu familiares de desaparecidos políticos, representantes de organizações de Direitos Humanos, estudantes e pesquisadores, e ocorreu em frente ao memorial.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1997, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de combater a prática da tortura globalmente. A cerimônia incluiu manifestações, leituras e homenagens às vítimas de ações de Estado, buscando fortalecer a memória histórica e promover a discussão sobre direitos humanos para evitar a repetição de violações.

Desde os anos 1990, descobriu-se que 16 ossadas de pessoas desaparecidas durante o período da ditadura militar estavam enterradas como indigentes no cemitério. Esses restos mortais deram origem ao Memorial Tortura Nunca Mais, criado em 2011, que realiza preservação da memória e atividades educativas voltadas à reflexão e ao reconhecimento dos direitos das vítimas.

Atualmente, o espaço mantém suas funções de memória, educação e conscientização, reforçando sua importância como local de preservação histórica e de incentivo ao debate público sobre cidadania e direitos humanos. Não há previsão de eventos futuros, mas a atividade reforça o compromisso de manter vivo o reconhecimento das vítimas da repressão política.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad