novembro 7, 2024
07/11/2024

Chefes do tráfico do Rio desaparecem após ‘Saidão’ de Natal: Saulo Cristiano e Bin Laden em Fuga

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Chefes do tráfico do Rio desaparecem após 'Saidão' de Natal: Saulo Cristiano e Bin Laden em Fuga

No início deste ano, o Rio de Janeiro já testemunhou os primeiros foragidos, com 253 presos beneficiados pela Visita Periódica ao Lar (VPL) não retornando aos presídios, sendo considerados fugitivos. Entre esses, destacam-se dois ex-chefes da maior facção de tráfico do Rio: Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden. Saulo Cristiano, oriundo do Complexo do Chapadão, foi condenado por homicídio qualificado e associação para o tráfico, enquanto Bin Laden comandou o tráfico na favela Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul.

Os 1.785 detentos beneficiados deveriam se apresentar até às 22h do dia 30 de dezembro, após celebrarem o Natal com suas famílias. Contudo, 253 não cumpriram a determinação, resultando em uma evasão de 14%, inferior aos 42% registrados no ano anterior.

Saulo Cristiano, conhecido por um homicídio no “tribunal do tráfico,” onde um militar do Exército foi morto por engano, teve o benefício concedido pela juíza Larissa Maria Nunes. Por sua vez, Bin Laden, condenado por tráfico de drogas, obteve a saída temporária pela primeira vez, sendo autorizado a passar o Natal na residência de sua companheira em Botafogo.

O benefício da VPL, conhecido como “saidão” de Natal, é destinado a presos em regime semiaberto com bom comportamento, tendo cumprido pelo menos um sexto da pena. As saídas ocorrem em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, proporcionando a reunião familiar.

Com a evasão de chefes do tráfico, a polícia intensifica esforços para recapturá-los, enquanto as autoridades revisam os critérios para concessão desses benefícios.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter