dezembro 17, 2025
dezembro 17, 2025
17/12/2025

‘Cidade Sorriso’ tem o quarto melhor saneamento básico do país e a primeira posição no estado

Niterói se destaca como a melhor cidade do Estado e a quarta melhor do país em saneamento básico. O reconhecimento veio na 7ª edição do “Casos de Sucesso & ESG”, evento promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas. O prefeito Axel Grael recebeu o troféu em nome da cidade e apresentou as iniciativas que levaram Niterói a saltar 19 posições no ranking das cidades que mais investem em distribuição de água e tratamento de esgoto.

Durante o evento, Axel Grael destacou a parceria com a Concessionária Águas de Niterói e ressaltou os investimentos feitos desde 2013 pela prefeitura. Foram ampliados reservatórios de água, construídas novas adutoras e inauguradas e modernizadas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Niterói possui 100% de tratamento e abastecimento de água, além de uma cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto.

O prefeito também destacou o Projeto Ligado Na Rede, que tem como objetivo ligar à rede coletora e de tratamento de esgoto os imóveis de famílias de baixa renda. Além disso, Axel Grael enfatizou que a infraestrutura dos serviços básicos é uma prioridade para o município, que investe em projetos inovadores como o Parque Orla Piratininga, que utiliza Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) para a recuperação do sistema lagunar.


Segundo o diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, o programa de abastecimento, redução de perdas e medição das comunidades e áreas irregulares contribuiu para os bons resultados dos últimos anos. A parceria entre a concessionária e o município resultou em mais de R$ 1 bilhão investidos em Niterói ao longo dos 24 anos de contrato. O desafio agora é manter esses investimentos para garantir a continuidade do progresso.

O prêmio Casos de Sucesso & ESG é uma iniciativa do Instituto Trata Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele reconhece os avanços e as boas práticas em saneamento básico pelo país.

Uma das ações recentes de destaque é o programa Ligado na Rede, que tem como objetivo conectar os imóveis de Niterói à rede de esgoto da cidade. Com isso, evita-se o despejo irregular do esgoto nas águas pluviais e contribui-se para o descarte adequado. A primeira fase do programa já evitou o lançamento de 1,439 milhão de litros de esgoto sem tratamento no sistema lagunar de Itaipu e Piratininga.

Vinkmag ad