Durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que as infecções pelo vírus da covid-19 continuarão ocorrendo e que é fundamental fortalecer os sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação. A ministra destacou que o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, cuidados devem ser mantidos.
Para Nísia, é hora de intensificar a vacinação, já que hospitalizações e óbitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas.
Desde fevereiro, o Ministério da Saúde realiza um movimento nacional pela vacinação de reforço para covid-19, ao lado de estados e municípios.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última sexta-feira (5/05) o fim da emergência de saúde pública de importância internacional.
“Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso país recebe essa notícia com esperança”, afirmou Nísia. Ela também lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanitário, ressaltando que outro teria sido o resultado se o governo anterior tivesse seguido as recomendações da ciência.
Nísia agradeceu cientistas e laboratórios que desenvolveram os imunizantes e fez uma referência especial aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm se dedicado desde o início da pandemia ao cuidado e fortalecimento do SUS. Para a ministra, é fundamental unir esforços pela saúde e em defesa da vida.