Uma cozinheira de São Paulo tentou fazer uma compra no site da loja Magazine Luiza. Ela precisou atualizar seus dados e recebeu um e-mail de confirmação com a saudação “Olá, Macaca”. Segundo Susan de Souza Sena, 35, ela seguiu as etapas do aplicativo para recuperar a conta, enviando foto do documento e fazendo reconhecimento facial. Após finalizar a compra e fechar o aplicativo, voltou no dia seguinte para conferir o status da entrega e notou um e-mail que a chamou atenção.
A cliente recebeu mensagens automáticas com seu nome, exceto no e-mail de confirmação de cadastro. A empresa se desculpou pelos constrangimentos e reforçou seu compromisso contra qualquer tipo de preconceito. Foi esclarecido que o incidente não teve relação com o processo de biometria feito digitalmente. Uma funcionária entrou em contato para pedir desculpas, informando que o sobrenome “macaca” foi registrado indevidamente em 2011.
A Magazine Luiza modificou seus formulários para vetar palavras inapropriadas e evitar casos semelhantes. O episódio foi registrado como injúria racial na delegacia responsável pela investigação.
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