outubro 9, 2024
09/10/2024

Defesa Civil de São Gonçalo prepara comunidade em Tenente Jardim

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Cidadania Itinerante faz 340 atendimentos em Santa Izabel Compartilhe isso: FacebookTwitterWhatsAppEmailTelegram Publicado em: 06/04/2024 Moradores tiveram acesso a diversos serviços gratuitos Os moradores de Santa Izabel receberam o projeto Cidadania Itinerante, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, neste sábado (06). Nas dependências do Ciep 410 – Patricia Rendler Galvão Pagu, a população teve acesso a diferentes tipos de serviços gratuitos. Ao todo, 340 atendimentos foram realizados. O projeto, que já percorreu vários bairros da cidade, oferece serviços como isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade; orientação sobre o Bolsa Família, Cras e Creas, verificação sobre o direito à tarifa social da Águas do Rio, aferição de pressão arterial, odontomóvel e recreação infantil. O Cidadania Itinerante é uma política pública efetiva aprovada por lei e foi criado com o objetivo de levar diversos serviços para os moradores das áreas mais vulneráveis da cidade de forma gratuita. Desde sua criação, mais de 50 mil pessoas foram atendidas nas ações que aconteceram em mais de 35 bairros de São Gonçalo.

Neste sábado pela manhã, a Defesa Civil de São Gonçalo conduziu mais uma simulação de evacuação em Tenente Jardim. O objetivo principal foi treinar os moradores para responder adequadamente em situações de chuvas intensas, além de oferecer serviços de saúde, como medição da pressão arterial e orientações sobre cuidados bucais.

O evento faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente”, que visa instruir os moradores sobre os procedimentos a serem seguidos após o acionamento da sirene em caso de desastres naturais. A comunidade é informada previamente sobre a simulação e suas diretrizes, e no dia do evento, os agentes da Defesa Civil visitam as residências para convidar os moradores a participar.

O Major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil, destacou a importância da simulação: “Esta ação busca aproximar a população local da Defesa Civil, oferecendo também serviços básicos que complementam o treinamento. Queremos garantir que as pessoas saiam de suas casas após o acionamento da sirene e encontrem assistência nos pontos de orientação, onde receberão apoio e informações.”

Durante a simulação, os servidores da Defesa Civil também realizam avaliações de riscos após triagem e oferecem orientações para prevenir desastres. As sirenes são acionadas pela Defesa Civil para alertar a população sobre o risco de deslizamentos de terra durante períodos de chuvas intensas.

Jaqueson Oliveira, presidente da Associação de Moradores de Tenente Jardim, ressaltou a importância da iniciativa: “Nosso bairro possui áreas de risco, e é fundamental que as pessoas saibam como agir em caso de desastre. Estou sempre à disposição para colaborar. A atuação da Defesa Civil nesta área é essencial.”

Durante o evento, foi distribuída a cartilha “Comunidade Mais Segura”, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que oferece orientações para reduzir os riscos de desastres naturais e inundações por meio de mudanças de hábitos.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza regularmente eventos de capacitação e treinamentos tanto para seus funcionários quanto para a população, visando prepará-los para enfrentar os desafios das chuvas e prevenir desastres como deslizamentos de terra e desabamentos.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter