julho 16, 2024
16/07/2024

Em Maricá, evento celebra o Dia dos Pretos-velhos

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Em Maricá, evento celebra o Dia dos Pretos-velhos

No último dia 13 de maio, o Cine Henfil, localizado no Centro de Maricá, foi palco de um evento significativo promovido pela Secretaria de Cultura (Secult) da cidade.

Em uma celebração que marcou tanto o Dia dos Pretos-velhos quanto o Dia da Abolição da Escravatura, os participantes puderam desfrutar de palestras esclarecedoras, apresentações culturais emocionantes e uma atmosfera de reflexão e respeito pela história afrodescendente.

O evento, organizado com maestria pela Coordenação de Matizes Africanas e Etnias da Secult, ofereceu aos presentes uma palestra impactante ministrada pela renomada arquiteta Renata Gama, que trouxe à luz a história dos escravizados em Maricá.

Além disso, momentos de celebração e reverência foram proporcionados pelo bloco Identidade Preta e por uma emocionante passeata até a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde capoeiristas e membros da comunidade se uniram em um gesto de respeito e memória.

O Dia dos Pretos-velhos é uma oportunidade para reconhecer e honrar a sabedoria e a resistência dos antepassados africanos, representados por esses espíritos ancestrais. Neste evento, suas virtudes de generosidade, amor e humildade foram lembradas e celebradas como símbolos da riqueza cultural e espiritual do povo afrodescendente.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter