Na última terça-feira (8/04), a Prefeitura de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, decretou situação de emergência em saúde pública no município. A medida foi tomada devido ao comprometimento das atividades do Complexo de Saúde do Parque Mambucaba, que inclui a Clínica da Família, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, o Centro de Especialidades Odontológicas e o SPA Odontológico.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Ramos, informou que as unidades, que atendem cerca de 40 mil moradores da região, foram impactadas por uma inundação, resultando em perdas de equipamentos, móveis, insumos, medicamentos e prontuários físicos.
Com validade de 180 dias, o decreto autoriza a Secretaria de Saúde a adotar medidas administrativas urgentes para lidar com a crise, incluindo a aquisição direta de bens e serviços necessários para manter os atendimentos à população.
Após um mutirão de limpeza e desinfecção, os atendimentos foram restabelecidos, com exceção dos serviços do Centro Odontológico do bairro, que foram temporariamente suspensos, direcionando os pacientes para o Serviço de Pronto Atendimento Odontológico no bairro do Frade.
Além disso, o decreto destaca o aumento do risco de infecções, como hepatite A, leptospirose e dengue, associadas frequentemente a enchentes. A Secretaria de Saúde orienta qualquer pessoa que teve contato com água contaminada a procurar imediatamente uma unidade de saúde se apresentar sintomas como febre, dores musculares, dor de cabeça, diarreia ou outras alterações incomuns.
Foto: Arquivo/Defesa Civil
