julho 24, 2024
24/07/2024

Espetáculo “Quem?” chega ao Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Com direção de Luiz Filipe Carvalho e músicas de Antonia Medeiros, peça mergulha em questões humanas a partir das experiências do próprio elenco

Uma peça de teatro geralmente conta uma história, podendo ser de um ou mais personagens, que também pode ter um início, um meio e um fim. Mas e quando o material de trabalho é a sua própria vida? Esse é o ponto de partida da peça “Quem?”, que fará duas apresentações no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, nos dias 13 e 14 de abril, sábado e domingo, às 20h.

O espetáculo tem como base os relatos dos atores durante o processo de ensaio e conta a história de “Personagem”, com “p” maiúsculo mesmo. “Personagem” é uma figura sem muitas predefinições, mas que une diferentes atores através da sua humanidade. A produção conta também com músicas autorais, e passeia por temas universais como a infância, o trabalho do artista de teatro e a morte.

A pesquisa dos artistas começou em 2019 e esbarra no gênero do teatro documentário ou teatro de não-ficção, que justamente trabalha com fontes autênticas para a construção da dramaturgia e encenação. O espetáculo é o primeiro dirigido por Luiz Filipe Carvalho, que também é ator, e conta com atores e atrizes que já figuraram no elenco de musicais como “Cartas Para Gonzaguinha”, “Nome do Espetáculo” e “Ayrton Senna – O Musical”.

– “Quem?” parte de um desejo meu de trabalhar coletivamente, de construir uma obra que seja um mosaico de pontos de vista. E apesar da dificuldade de reunir um grupo, de ser um artista independente, todo o processo, e não somente o resultado final, é recompensador – comenta o diretor Luiz Filipe Carvalho, que tem como referências para a peça filmes documentários como “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho, e “Salve o Cinema”, do iraniano Mohsen Makhmalbaf, bem como trabalhos de companhias de teatro como o Grupo Galpão, a Cia Hiato e a Cia Mungunzá de Teatro.

Já a diretora musical, Antonia Medeiros, destaca que a melhor parte de fazer música é fazer música em conjunto.

– A troca fortalece qualquer relação. “Quem?” é uma colcha de retalhos pessoais em todos os âmbitos, no musical não poderia ser diferente. Uma parte da expressão individual de cada um está presente em todos os sons do espetáculo, o que gera ainda mais pessoalidade e identificação – revela.

O Teatro Cesgranrio fica na rua Santa Alexandrina, 1011, no Rio Comprido.

Ficha técnica:

Direção – Luiz Filipe Carvalho

Dramaturgia – Lucio Martinez

Ass. de direção e Direção de Produção – Sarah Plutarcho

Cenário e Figurinos – Victor Aragão

Direção Musical – Antonia Medeiros

Iluminação – Thiago Monte

Elenco – Anderson Rosa, Carol Berres, Gabi Mello, Malu Cordioli, José Guerra,

Pedro Mondaine, Renato Ribone e Sarah Plutarcho

Músico – Pedro Maia

Músicas – Antonia Medeiros, Mafê Massyliouk, Mateus Penna Firme, Renato Ribone

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Serviço:

Em cartaz no Teatro Cesgranrio

Teatro Cesgranrio – Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido

Dias e horário: 13 a 14 de abril, sábado e domingo, às 20h

Ingressos – R$35 a R$70, vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/92747/d/249522/s/1702548 e na bilheteria do teatro

Duração – 80 minutos

Classificação Indicativa – 16 anos

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter