abril 29, 2025
abril 29, 2025
29/04/2025

Exposição em Niterói reúne documentos sobre violência de Estado durante a ditadura militar

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
testemunho material da violência de Estado”  – Prefeitura Municipal de Niterói

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), promove a exposição “Rua da Relação, 40: testemunho material da violência de Estado”, que reúne documentos e arquivos históricos sobre prisões e torturas ocorridas no antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante a ditadura militar no Brasil. A mostra foi aberta no Centro de Artes da UFF, com a presença da prefeita em exercício, Isabel Swan, e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, das 9h às 21h.

A importância da memória histórica para construir um futuro com respeito aos direitos humanos e fortalecer a democracia é ressaltada pela prefeita, que destaca a responsabilidade de Niterói em reconhecer o sofrimento das vítimas. O prédio da Rua da Relação, onde funcionava o antigo Dops, foi palco de perseguições e torturas, inclusive antes da ditadura militar.

A exposição emociona o procurador-geral do Município, Técio Lins e Silva, que relembra os horrores vividos no Dops. O secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, destaca o papel essencial da cultura na preservação da memória e na reflexão sobre a história, ressaltando o compromisso de Niterói com a justiça social e os direitos humanos.

A mostra recebe apoio da UFF e de entidades de defesa dos direitos humanos, reforçando a importância de manter viva a memória dos fatos para que atrocidades como as do passado não se repitam.

Foto: Cláudio Fernandes/PMN

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter