junho 27, 2026
junho 27, 2026
27/06/2026

Exposição no Rio reflete sobre memória, justiça e inovação pós-pandemia de Covid-19

A partir de 30 de junho, o Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, receberá a exposição inédita “Vida Reinventada – A Pandemia da Covid-19 e a Transformação do Futuro”. A mostra busca promover uma reflexão ampla sobre memória, justiça e o impacto social da crise sanitária, reunindo registros visuais, depoimentos e obras produzidas durante o período pandêmico. O espaço, recentemente reaberto, também abriga o Memorial da Pandemia e faz parte do Corredor Cultural e do Complexo da Praça XV.

A iniciativa foi idealizada por Nísia Trindade Lima, socióloga, sanitarista, primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz e a comandar o Ministério da Saúde, que compõe o conceito da exposição ao enfatizar a importância de temas como memória, verdade e reparação para o enfrentamento do trauma coletivo. Segundo ela, reinventar a vida também envolve transformar o futuro, colocando em evidência tanto as respostas subjetivas quanto as ações políticas necessárias para a prevenção e a preparação para futuras crises em saúde pública.

O projeto conta com cenografia do renomado cenógrafo André Cortez, que utilizou recursos tecnológicos e audiovisuais, como vídeos, áudio e projeções, para criar uma experiência imersiva. Cortez destaca o papel das redes humanas e da criatividade coletiva diante dos desafios impostos pela pandemia, que aprofundou a relação com o mundo digital e acentuou a conexão social.

A mostra integra uma proposta multifacetada que reúne diferentes vozes acadêmicas e sociais, apresentando imagens, vídeos e depoimentos ligados ao período de pandemia. Sua proposta é transformar essas experiências em uma narrativa que dialogue com o público, promovendo a compreensão do momento histórico vivido.

Além da exposição principal, o projeto prevê atividades educativas e culturais. Entre elas, estão seminários realizados em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerão presencialmente e terão transmissão online. Essas discussões abordarão os impactos sociais, científicos e humanos da Covid-19 e irão integrar a programação da Reunião Anual da SBPC, de 26 de julho a 1º de agosto, em Niterói.

Outra atividade planejada são rodas de leitura promovidas em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, agendadas para os dias 6 de julho, 3 de agosto e 8 de setembro. Essas sessões abordarão registros históricos de crises de saúde, obras literárias relacionadas à pandemia, além de temas de ciências biomédicas e sociais.

A mostra de filmes, realizada com apoio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), ocorrerá entre 5 e 9 de agosto, exibindo documentários e curtas que oferecem perspectivas variadas sobre os efeitos sociais e humanos da Covid-19. Debates com realizadores, pesquisadores e profissionais da saúde também fazem parte da programação.

A exposição ficará em cartaz até abril de 2027 e a entrada é gratuita. O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 17h, e os interessados podem obter informações adicionais pelo telefone ou e-mail do Centro Cultural do Ministério da Saúde.


Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.

Vinkmag ad