No saguão do Palácio Pedro Ernesto, entre os dias 3 e 6 de junho, das 10h às 17h, estarão expostas obras de arte feitas a partir de tampinhas de metal, papelão e espumas de preenchimento, materiais frequentemente descartados como lixo. A mostra é uma iniciativa da Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara do Rio para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5, e destacar a importância da reciclagem. A visitação é gratuita.
Os visitantes poderão apreciar quadros e placas decorativas feitos com materiais recicláveis, produzidos pelo gari artista Oseias da Matta e pelo artista plástico Alfredo Borret, do projeto Ecotampas.
A coordenadora de Sustentabilidade da Câmara do Rio, Malu Campos, ressalta que a exposição “Resíduos Enquadrados” demonstra o compromisso da instituição com a questão ambiental, incentivando a reflexão sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade.
A mostra foi trazida para o Palácio Pedro Ernesto em parceria com o Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, administrado pela Comlurb, que promove exposições e atividades artísticas com material reciclável. A curadoria foi realizada por Ana Damasceno.
No último ano, a Câmara do Rio reciclou 28 toneladas de resíduos e compostou 7 toneladas, totalizando 35 toneladas. Essa ação resultou na redução de 59 toneladas de CO2e emitidas na atmosfera, o equivalente a sete voltas ao mundo de carro. A reciclagem de papel e papelão poupou 224 árvores e economizou 251.780 litros de água. Além disso, foram geradas quatro toneladas de adubo a partir da compostagem.
Foto: Alexandre Macieira/Riotur
