junho 23, 2025
junho 23, 2025
23/06/2025

Exposição ‘Resíduos Enquadrados’ transforma lixo em arte

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Câmara do Rio inaugura exposição gratuita com obras de arte feitas de material reciclável

No saguão do Palácio Pedro Ernesto, entre os dias 3 e 6 de junho, das 10h às 17h, estarão expostas obras de arte feitas a partir de tampinhas de metal, papelão e espumas de preenchimento, materiais frequentemente descartados como lixo. A mostra é uma iniciativa da Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara do Rio para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5, e destacar a importância da reciclagem. A visitação é gratuita.

Os visitantes poderão apreciar quadros e placas decorativas feitos com materiais recicláveis, produzidos pelo gari artista Oseias da Matta e pelo artista plástico Alfredo Borret, do projeto Ecotampas.

A coordenadora de Sustentabilidade da Câmara do Rio, Malu Campos, ressalta que a exposição “Resíduos Enquadrados” demonstra o compromisso da instituição com a questão ambiental, incentivando a reflexão sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade.

A mostra foi trazida para o Palácio Pedro Ernesto em parceria com o Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, administrado pela Comlurb, que promove exposições e atividades artísticas com material reciclável. A curadoria foi realizada por Ana Damasceno.

No último ano, a Câmara do Rio reciclou 28 toneladas de resíduos e compostou 7 toneladas, totalizando 35 toneladas. Essa ação resultou na redução de 59 toneladas de CO2e emitidas na atmosfera, o equivalente a sete voltas ao mundo de carro. A reciclagem de papel e papelão poupou 224 árvores e economizou 251.780 litros de água. Além disso, foram geradas quatro toneladas de adubo a partir da compostagem.

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

 

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter