O comércio varejista do Rio de Janeiro se prepara para enfrentar desafios em 2024, com a possibilidade de perder mais de R$ 7 bilhões em vendas devido aos feriados. Empresários lojistas, representados pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), alertam para os impactos dos 14 feriados previstos, sendo dez nacionais, dois estaduais e dois municipais.
Com nove desses feriados ocorrendo em dias úteis e três durante o carnaval, além dos dias com possibilidade de prolongamento, o comércio pode ter mais de 15 dias de movimento prejudicado devido ao fechamento das lojas.
Segundo o setor, cada dia parado representa uma média de prejuízo de cerca de R$ 510 milhões. Aldo Gonçalves, presidente das entidades envolvidas, destaca que, mesmo com acordos permitindo a abertura em alguns feriados, a soma dos dias de folga e seus possíveis prolongamentos pode resultar em uma perda equivalente a quase um salário anual para os trabalhadores do comércio.