Na terça-feira (17/06), a força-tarefa do Governo do Estado, coordenada pelo Detran RJ, fechou um ferro-velho irregular em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação teve início pela manhã, quando agentes do Detran RJ, equipes da Polícia Civil e do Instituto do Ambiente (Inea) se dirigiram ao ferro-velho Rodrigues Peças, na Rodovia Presidente Dutra.
No local, foram encontradas diversas peças de carros importados, incluindo carros híbridos, sem nota fiscal, bem como sacos pretos contendo lixo hospitalar, o que representa risco ambiental e à saúde pública.
Os funcionários foram levados para a 58ª DP (Posse) para prestar depoimento, e o estabelecimento foi autuado pelo Inea por disposição inadequada de resíduos hospitalares. A perícia confirmou a irregularidade do material e do lixo hospitalar, enquanto a delegacia iniciou investigações sobre a procedência.
Além disso, foi fiscalizado um outro estabelecimento de peças usadas, devidamente cadastrado no Detran RJ, onde todos os produtos estavam em conformidade com as normas estabelecidas.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância da fiscalização e do cadastramento de ferros-velhos para garantir a segurança dos consumidores.
A força-tarefa, criada em agosto de 2023, já interditou 113 estabelecimentos irregulares e formalmente credenciou 76, com mais de 1,5 mil toneladas de sucatas apreendidas em 53 ações de fiscalização.
Foto: Divulgação/Detran.RJ
