No Parque de Madureira, neste sábado (25/05), com entrada franca
O Festival Cantando a Gente se Entende, encerra as atividades da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Uma realização do CEAP, CCIR, CIRCUITO UBUNTU. Evento destinado a promover o diálogo e fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil. Ocorre em um contexto onde a intolerância religiosa continua a ser um desafio, especialmente notável no crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias.
– A atividade é alusiva ao 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Instituída em 2007, através da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro, a data foi escolhida em homenagem a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, vem acontecendo no decorrer do ano, já realizou em 16 de janeiro (seguindo nos dias 17, 18, 19 e 20) no CCJF, no Centro. Com diversas mesas com debates, trazendo temas para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos. Essa edição ganhou um caráter mundial com a Conferência Internacional com a Dra. Epsy Campbell Barr, Emigdio Cuesta Pino e Michel Joseph, participação ainda de Mariana Gino, Helena Theodoro, entre outros. Abordados ainda temas como Estado laico, Liberdades e Pluralidades, Segurança Pública e Liberdade Religiosa, Política, Religiões e Democracia.
“A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa”. define o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa celebra a diversidade e a liberdade religiosa com o grande festival inter-religioso
· E no sábado – dia 25 de maio, em Madureira – Projeto “Cantando a Gente se Entende”. Festival Cultural Inter-religioso, no Parque de Madureira, aberto ao público, no decorrer do dia: show do Pastor Kleber Lucas e Rita Benneditto, com seu Tecnomacumba – 20 anos de Axé, samba do Vou Pro Sereno, participação também do Padre Marco Lázaro, de grupos culturais, coral, cantarias, dança cigana, entre outros. Conta ainda com em torno de 30 barracas inter-religiosas que compõem a atividade, apresentando suas características.
– Vou Pro Sereno ou “VPS”, como chamam os fãs, é formado por Alex Sereno (tantã e voz), Paulinho Sereno (reco-reco) e Rodrigo Tchutchucão (violão). Com mais de 20 anos de história, o trio, que conta com mais de 1.8 milhão de ouvintes mensais no Spotify e 446 milhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube, surgiu na Zona Oeste do Rio de Janeiro e explodiu nacionalmente com a música “Nada Pra Fazer”, que deu nome a uma roda de samba que levava cerca de 10 mil pessoas ao Bangu Atlético Clube, na capital carioca. A roda começou a atrair amantes do samba, além de muitos sambistas. Desde então, o grupo passou a rodar com o projeto, embalando e animando o público com o melhor dos clássicos do samba pelo país.
– Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita – Etnia Mbya Guarani da capital do Rio de Janeiro, da região do Município de Maricá.
– Padre Marco Lázaro – Mais um fenômeno do Marketing Religioso, o Padre Marco Lázaro. Ele começou na Bahia, onde criou o ritmo Axé-gospel, e hoje mora no Rio de Janeiro. O padre que se auto intitula “Artista de Deus” fala do desejo de estudar fora do país, condena a má distribuição de renda, cantando no seu repertório.
Dia 25 de Maio – Parque de Madureira – R. Soares Caldeira, 115.
Das 10h às 20h
Entrada Franca
SEMANA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
“CANTANDO A GENTE SE ENTENDE“
Apresentadores: Cistina George e Pai Nando de Oxaguiã
10h – abertura
10h20 – Analys de Oyá – Roda de Conversa.
10h50 – Cantor Wellington Costa. MNE – Movimento Negro Evangélico
11h15 – Coven Lua de Louros (Wiccanos) Performance Teatral
11h40 – Cantaria Cigana – Xirê dos Ciganos Louvando os Orixás
12h10 /12h30 – Chegada da Procissão de Zé Pilintra (cortejo formado por vários grupos saindo da Portela até o parque de Madureira)
12h40 – Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita
13h15 – Círculo Holístico Arca da Montanha Azul
Palco principal
14h40 – Vou Pro Sereno
16h – Padre Marco Lázaro
17h10 – Pastor Kleber Lucas
19h – Rita Benneditto