dezembro 5, 2025
dezembro 5, 2025
05/12/2025

Golpistas se passam por projeto social ‘Fazendinha do Autista’ e pedem Pix em Duque de Caxias

Gabriella Lourenço

Golpistas estão se passando pelo projeto social “Fazendinha do Autista”, inaugurado recentemente em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para enganar moradores da cidade. As vítimas denunciaram terem recebido ligações solicitando doações via Pix para a suposta compra de leite para as crianças atendidas pelo programa.

O projeto, que oferece atendimento gratuito a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), está sendo utilizado como fachada por criminosos que se aproveitam da comoção gerada pela iniciativa. Segundo relatos, os estelionatários entram em contato por telefone com as vítimas e insistem para que a contribuição seja feita de forma digital.

Uma das vítimas relatou: “Disseram que era para doar via Pix para comprar leite para as crianças. Eu preferi doar presencialmente e não uso Pix para doações, especialmente sem explicarem como obtiveram meu número. A pessoa, com sotaque de São Paulo, ainda disse: ‘Sempre há uma primeira vez para doar via Pix’. Foi abusivo! Denunciei o número e bloqueei. Tentei ligar de volta para confirmar a fraude, mas a chamada não completava”, contou ao site G1, que revelou o caso.

A Prefeitura de Duque de Caxias confirmou o golpe em nota nas redes sociais e alertou a população: “Atenção, caxienses! Infelizmente, criminosos estão se passando pela Fazendinha do Autista para aplicar golpes. Não faça doações sem verificar a veracidade da informação. Esteja atento, não compartilhe fake news e denuncie tentativas de golpe. A prevenção começa com a informação!”.

O projeto Fazendinha do Autista é o primeiro complexo neurosensorial da cidade e faz parte das ações da Secretaria Municipal de Gestão e Inclusão. Com base no programa Autismo 360°, o projeto oferece tratamentos integrados, contato com a natureza e acolhimento, com o propósito de atender gratuitamente cerca de 500 crianças.

A prefeitura reforça que não solicita doações por telefone e que todos os serviços prestados no local são gratuitos.

Foto: Reprodução/Site da Baixada

Vinkmag ad