Um importante evento sobre a revitalização da região central do Rio de Janeiro está acontecendo hoje, das 9h às 13h, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na Rua da Candelária. A Aliança Centro, criada para promover a atuação privada na revitalização do Centro do Rio, completa dois anos em novembro e realiza a Conferência Centro-Rio, um encontro destinado a autoridades públicas, desenvolvedores imobiliários, comerciantes, síndicos de edifícios da região e outros atores sociais interessados no desenvolvimento do Centro da capital fluminense. O evento ocorre no prédio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), localizado na Rua Candelária, 13º andar, no Centro.
No encontro, serão discutidas as cinco principais iniciativas em andamento para revitalizar a região: Reviver Centro II, Reviver Cultural, o Masterplan do BNDES destinado a tentar viabilizar novos usos para 75 imóveis públicos na localidade, as Áreas de Revitalização Econômicas (AREs) – projeto encabeçado pela Aliança Centro Rio – e a conversão de imóveis comerciais em mistos ou residenciais.
A Aliança Centro tem desempenhado um papel crucial na transformação da região Central, monitorando ativamente a zeladoria dos logradouros e espaços públicos. Isso resultou em uma área de excelência nas localidades cobertas pelo roteiro da entidade. Os funcionários da Aliança percorrem semanalmente um circuito formado pela localização dos prédios de seus membros, anotando, reportando, geolocalizando e monitorando os problemas de zeladoria do Centro, desde buracos nas calçadas até postes apagados, meios-fios danificados, bancas de jornal abandonadas e até questões sensíveis como camelôs clandestinos e moradores de rua. A integração com a subprefeitura aumentou significativamente a eficiência, atendendo a 78% das demandas atualmente.
O evento contará com uma feira de artesanato e a participação de diversas instituições parceiras, como a Secretaria da Mulher, RJ para Todos, Detran, Fundação Leão XIII, Cedae e Firjan, além de dezenas de empresas de diferentes setores, como supermercados, hotelaria, restaurantes, moda e muitos outros. A iniciativa visa não apenas a revitalização, mas também o estímulo ao comércio e ao desenvolvimento econômico da região central do Rio de Janeiro.

Post Relacionados:



