Vera Lúcia Beça Moutinho, de 68 anos, faleceu no último sábado (20/05) após complicações em um procedimento estético realizado em uma clínica em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A vítima precisou ser transferida para o Hospital Badim, no Maracanã, na Zona Norte, na madrugada da última quinta-feira (18) e teve morte encefálica constatada posteriormente. Irmão da idosa, o vereador Carlos Moutinho, acusa a clínica de negligência médica.
Segundo informações, Vera passou mal e foi levada às pressas para o Hospital Badim. De acordo com um amigo da família, ela ficou cerca de 30 minutos sem oxigênio no cérebro devido ao deslocamento para outro hospital. Familiares afirmam que a idosa foi realizar apenas uma simples cirurgia de pálpebras.
A clínica responsável pelo procedimento, Hospital da Plástica, informou que Vera foi submetida a um lifting face na última quinta-feira (18/05). Após ter sido verificado um hematoma na face, a paciente foi levada ao centro cirúrgico para reversão do trauma, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica conseguiu reverter o quadro, mas diante da piora, a paciente foi transferida para o Hospital Badim, onde veio a falecer.
Em nota, o Hospital Badim confirmou a transferência do caso porém não forneceu mais informações de pacientes sem a devida autorização da família.
O Hospital da Plástica lamentou a morte de Vera e afirmou ter realizado todos os procedimentos necessários para resguardar a segurança da paciente. Também se colocou à disposição para esclarecer todas as circunstâncias em que transcorreu a cirurgia plástica.
Ainda não há informações sobre o local e horário do sepultamento. O caso segue em investigação.