No último domingo (27/08), um idoso de 72 anos foi encaminhado ao 8º Distrito Policial (Brás) após confessar ser o autor de um bilhete com ofensas e ameaças ao padre Júlio Lancellotti. A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) registrou o caso como injúria e ameaça, mas não revelou a identidade do indivíduo.
O padre Júlio Lancellotti é conhecido por seu trabalho com a população em situação de rua em São Paulo e por ser defensor dos direitos humanos. Ele relatou no Twitter que encontrou o bilhete com ameaças na porta da igreja que lidera na manhã de domingo.
O autor do bilhete ameaça o padre, dizendo: “Seu dia de reinado vai acabar, pode esperar”. O texto ainda o acusa de ser “defensor dos direitos dos bandidos” e de usar o povo para se favorecer, além de chamá-lo de “petista vagabundo”.
Segundo a SSP, o autor é conhecido da vítima e afirmou, em depoimento, que não tinha a intenção de causar mal a ele. O padre foi orientado sobre o prazo de seis meses para representar criminalmente contra o autor.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, manifestou solidariedade ao padre Júlio Lancellotti e afirmou que a pasta irá colher mais informações e estudar medidas cabíveis em relação à ameaça.
Bilhete que encontrei hoje cedo na porta da igreja . pic.twitter.com/YcypVMga2O
— JULIO LANCELLOTTI (@pejulio) August 27, 2023