outubro 22, 2024
22/10/2024

In Memoriam: Dona Ivanísia, a dama do samba, parte aos 80 Anos

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
In Memoriam: Dona Ivanísia, a Dama do Samba, Parte aos 80 Anos

Neste domingo (18), foi sepultado no Cemitério de Inhaúma, na Zona Norte do Rio, o corpo da ilustre baluarte e compositora Ivanísia Maria Ferreira Lima, conhecida carinhosamente como Dona Ivanísia. A sambista, que faleceu aos 80 anos na noite de sábado (17) devido a uma parada cardíaca, deixou uma marcante contribuição para o Carnaval carioca.

Advogada de formação, Dona Ivanísia era figura querida na Unidos de Vila Isabel e na União de Jacarepaguá, suas grandes paixões carnavalescas. Em Vila Isabel, participou da disputa de samba-enredo diversas vezes, sendo parceira de Martinho da Vila em 2008, no enredo “Trabalhadores do Brasil”. Mesmo sem uma vitória na disputa, conquistou corações com seus sambas de quadra.

Por outro lado, na União de Jacarepaguá, a partir de 2002, Dona Ivanísia alcançou notáveis feitos ao vencer a disputa de samba-enredo mais de dez vezes, tornando-se a mulher com mais vitórias na história do Carnaval. Além de composições para ambas as escolas, também assinou hinos para a Vizinha Faladeira e a União de Guaratiba.

A sambista deixa um legado musical vasto e admirado. Avó do historiador e escritor Vinícius Natal, ex-diretor cultural da Vila Isabel, ela é lembrada por seu talento e amor ao samba. A Vila Isabel e a União de Jacarepaguá manifestaram pesar nas redes sociais, ressaltando que o legado de Dona Ivanísia permanecerá vivo na história das escolas de samba.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter