outubro 22, 2024
22/10/2024

Kim Jong-un se dirige à Rússia para reunião com Putin, despertando preocupações de possível fornecimento de armas pela Coreia do Norte

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Kim Jong-un se dirige à Rússia para reunião com Putin, despertando preocupações de possível fornecimento de armas pela Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, partiu de Pyongyang no domingo (10 de setembro de 2023) e, de acordo com a emissora sul-coreana YTN, está a caminho da Rússia. A reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, está agendada para terça-feira (12 de setembro) em Vladivostok, cidade portuária próxima à fronteira. A agência de notícias russa Interfax também confirmou a visita. Segundo relatos, Kim fará uma visita ao Extremo Oriente “nos próximos dias”. Uma fonte mencionou que a Rússia vem se preparando para a visita de Kim há algum tempo.

A possível cúpula entre Kim Jong-un e Vladimir Putin levanta preocupações em relação ao fornecimento de armamentos pela Coreia do Norte à Rússia, o que poderia ser usado no conflito em curso contra a Ucrânia. Fontes oficiais dos países envolvidos ainda não fizeram comentários. Se a viagem se confirmar, será a primeira saída de Kim ao exterior em mais de quatro anos, sendo a última em 2019, também para um encontro com Putin. O temor em torno dessa visita é que o governo norte-coreano possa fornecer armas à Rússia, agravando a situação na guerra contra a Ucrânia.

A possível reunião entre Kim Jong-un e Vladimir Putin tem gerado grande expectativa e tensão, dada a complexidade das relações geopolíticas envolvidas. Observadores internacionais estão atentos aos desdobramentos, uma vez que o papel da Coreia do Norte na crise da Ucrânia pode ter implicações significativas para a estabilidade na região e além.

Por enquanto, resta aguardar os resultados da reunião e como isso afetará as dinâmicas globais, especialmente em meio aos conflitos internacionais em andamento. A comunidade internacional continuará acompanhando de perto essa situação delicada que envolve Kim Jong-un, Vladimir Putin e as questões que rodeiam essa reunião.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter