dezembro 22, 2024
dezembro 22, 2024
22/12/2024

Lagarto papa-vento, espécie rara, é resgatado na Área de Soltura de Animais Silvestres em Maria Paula

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

Um lagarto papa-vento, espécie rara de ser avistada, está hospedado na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), na Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, desde o último dia 22. O animal foi encontrado por colaboradoras do Projeto Estudo Vivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo.

Enquanto planejavam suas atividades no espaço de convivência da APA, as colaboradoras foram surpreendidas com micos agitados que desciam das árvores atrás de outro animal ainda não identificado. O veterinário de plantão da ASAS foi acionado e, após grande dificuldade para encontrá-lo pela coloração verde que se misturava à vegetação, o réptil foi resgatado.

Após os exames, os técnicos trabalharam na identificação do belo e diferente animal, da espécie Polychrus marmoratus, réptil do gênero Polychrus (classificado por Linnaeus, 1758). A espécie tem muitos predadores naturais, incluindo aranhas e primatas. No Brasil, o lagarto é encontrado na Floresta Amazônica, nos estados da região Norte, e nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Rondônia e de forma disforme, na Mata Atlântica e brejos de altitude na região Sudeste.

O animal encontrado na APA Estâncias de Pendotiba será examinado novamente por especialistas e, caso esteja em condições ideais de saúde, será reinserido no meio ambiente o quanto antes, na própria APA, uma região de Mata Atlântica. O lagarto, também conhecido como lagarto-preguiça devido ao seu movimento lento, pode ser encontrado em áreas de floresta, em meio a ramos ou copas de árvores, podendo forragear no chão para buscar alimento. Sua coloração críptica dificulta o seu encontro. Sua dieta é composta de insetos e aranhas, com eventual relato de material vegetal como folhas, frutos e sementes. Não possui diferença de coloração entre os sexos. Os machos podem atingir 126 mm de comprimento, já as fêmeas, podem chegar aos 144 mm.

Caso encontre um animal silvestre em situação de risco, a ASAS está à disposição para resgatá-lo. Basta entrar em contato através do telefone (21) 2199-6336.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter