Um novo levantamento da Diretoria de Identificação Civil do Detran.RJ aponta que 1,5 milhão de cidadãos fluminenses já andam com sua carteira de identidade online nos celulares. Ou seja, não usam mais nas ruas ou deixam guardado em casa o tradicional documento físico – menos um item para carregar na carteira, garantindo mais praticidade e segurança. O aplicativo Identidade Digital RJ está disponível nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS –, com o objetivo de facilitar a vida de quem precisa usar o documento no dia a dia.
Com validade em todo o território nacional, o app Identidade Digital RJ foi lançado no fim de 2021 pelo Detran.RJ. Agora, caiu de vez no gosto das pessoas e já é usado por pouco mais de 20% da população carioca. Vale lembrar que o RG digital não é obrigatório. Quem não quiser baixar a carteira online, pode continuar a usar o documento físico, em papel. A proposta do Governo do Estado é oferecer mais um benefício aos cidadãos fluminenses em seu processo de digitalização dos serviços.
O documento digital está disponível para quem tem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.
Após cada período de 12 meses, será necessário que o portador do documento refaça novamente o processo de autenticação obrigatório.
Passo a passo para obter a identidade digital:
1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;
2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;
5- Criar senha numérica para login do aplicativo;
6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.
A seguir, perguntas e respostas sobre a nova Identidade Digital RJ:
1 – É obrigatório ter a carteira de identidade no telefone celular?
R: Não é obrigatório. Esta é apenas mais uma facilidade oferecida pelo Governo do Estado, por meio do Detran.RJ, para quem não quer usar o documento físico, em papel. É uma réplica, em formato eletrônico, da carteira de identidade física, com todos os dados contidos nela.
2 – Perdi minha identidade no papel. Posso circular só com a digital, sem precisar tirar a segunda via?
R: Por um período, sim. Entretanto, o app possui uma rotina de autenticação anual da Identidade Digital. A cada 12 meses, será necessário fazer a revalidação dos dados pessoais a partir da utilização da carteira física.
3 – Menores de 18 anos também podem ter identidade digital?
R: Sim.
4 – A versão digital da minha identidade tem prazo de validade?
R: Sim, ela precisa ser revalidada a cada 12 meses, para garantir mais segurança aos usuários. Além disso, a Portaria DETRAN Nº 6037, de 23/09/21, estabelece que a partir de 2029 a carteira digital somente será disponibilizada para os cidadãos que tiverem a carteira de identidade física emitida há menos de dez anos.
5 – Preciso ter carteira de identidade física para ter acesso à identidade digital?
R: Sim. Você precisa possuir a carteira de identidade física, emitida a partir de 5 de abril de 2019, pois será efetuada a validação do QR CODE impresso no verso do documento para obter a versão digital. Quem tiver carteira emitida antes de 5 de abril de 2019 precisa providenciar a segunda via nos postos do Detran.
6 – Se a carteira de identidade física estiver vencida, poderei obter a carteira digital?
R: Não. Você deverá primeiro renová-la, agendando o seu atendimento para um posto de identificação do Detran. Caso a identidade física perca a validade, sua identidade digital será bloqueada automaticamente.
7 – Quais são as medidas de segurança adotadas pelo Detran.RJ para disponibilizar a Identidade Digital RJ?
R: O Detran.RJ monitora continuamente o ambiente tecnológico, com análises e testes de segurança da informação nos sistemas, seguindo os mais elevados padrões técnicos a fim de que seja possível proteger os dados (pessoais e sensíveis) dos usuários. Entre as medidas de segurança adotadas para o software, destacamos: validação de QR CODE, reconhecimento facial, prova de vida e cadastramento de PIN (senha de acesso).