No cenário urbano, o Rio Alcântara, especificamente no trecho da Rua Dr. Alfredo Backer, testemunha significativos avanços na operação de limpeza. Máquinas têm desobstruído com sucesso grande parte da passagem de água, removendo areia e resíduos. Uma mureta de concreto está sendo erguida para proteção dos pedestres no calçadão, resultado do trabalho conjunto do programa “Limpa Rio”, iniciativa do Governo do Estado do Rio em parceria com a Prefeitura, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Comerciantes locais, surpresos com a transformação, expressam o desejo de contribuir para a manutenção desse novo cenário.
“A surpresa foi grande porque o nível da água estava elevado devido à sujeira. Agora, parece que o rio ganhou mais espaço. Estamos atentos para evitar que as pessoas descartem lixo aqui. Somos os mais prejudicados quando chove e tudo fica alagado”, relata Guilherme Sá Pinto, proprietário de uma banca de jornal na região.
Manutenção e Limpeza dos Recursos Hídricos
A decisão de limpar o rio foi tomada em novembro, após uma inspeção realizada por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Este trabalho essencial visa revitalizar as margens e espelhos d’água do Rio Alcântara, removendo 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão.
O programa Limpa Rio, uma iniciativa do governo estadual, concentra-se na manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao eliminar os resíduos que obstruem a passagem da água, facilita-se o fluxo normal do rio.