setembro 19, 2024
19/09/2024

Limpeza do Rio Alcântara: Avanços notáveis no processo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Objetivo é melhorar o acesso a bares e restaurantes da orla A Praia das Pedrinhas começou a receber recapeamento asfáltico em sua orla, nesta terça-feira (2). As intervenções foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, após uma reunião entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, com os comerciantes da região. O recapeamento acontece na Rua Professora Maria Joaquina para melhorar o acesso a bares e restaurantes locais, enquanto as obras de revitalização da Praia das Pedrinhas não são iniciadas. Atualmente, o projeto de revitalização está em fase de aprovação pela Caixa Econômica Federal. “Em outubro debatemos melhorias para a Praia das Pedrinhas e esse recapeamento vem para atender as reivindicações dos comerciantes locais, para atrair mais visitantes com a melhoria do acesso aos estabelecimentos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Abreu. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem se empenhado para potencializar o desenvolvimento para a região, a fim de explorar todo o potencial turístico e gastronômico do local, que tem em sua orla restaurantes e bares. Em outubro deste ano, foi realizado o Primeiro Encontro de Empresários e Empreendedores da Praia das Pedrinhas, feito através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo e o Sebrae. Durante a palestra do Sebrae, os comerciantes conheceram o Projeto Economia do Mar para os Pequenos Negócios Fluminenses, que vem sendo realizado em toda a região litorânea do Estado do Rio de Janeiro, usando pontos fortes como artesanato, culinária e a plasticidade da orla da Praia das Pedrinhas. Revitalização completa da Praia das Pedrinhas O projeto de revitalização da orla da Praia das Pedrinhas será viabilizado através de recursos federais, por meio de emenda parlamentar e também com recursos do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo. “A primeira etapa do projeto já foi aprovada pela Caixa Econômica em dezembro. A partir daí, a revitalização entra em processo licitatório. A previsão para ordem de início das obras deve acontecer em até três meses”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

No cenário urbano, o Rio Alcântara, especificamente no trecho da Rua Dr. Alfredo Backer, testemunha significativos avanços na operação de limpeza. Máquinas têm desobstruído com sucesso grande parte da passagem de água, removendo areia e resíduos. Uma mureta de concreto está sendo erguida para proteção dos pedestres no calçadão, resultado do trabalho conjunto do programa “Limpa Rio”, iniciativa do Governo do Estado do Rio em parceria com a Prefeitura, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Comerciantes locais, surpresos com a transformação, expressam o desejo de contribuir para a manutenção desse novo cenário.

“A surpresa foi grande porque o nível da água estava elevado devido à sujeira. Agora, parece que o rio ganhou mais espaço. Estamos atentos para evitar que as pessoas descartem lixo aqui. Somos os mais prejudicados quando chove e tudo fica alagado”, relata Guilherme Sá Pinto, proprietário de uma banca de jornal na região.

Manutenção e Limpeza dos Recursos Hídricos

Limpeza do Rio Alcântara: Avanços notáveis no processo
Limpeza do Rio Alcântara: Avanços notáveis no processo

A decisão de limpar o rio foi tomada em novembro, após uma inspeção realizada por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Este trabalho essencial visa revitalizar as margens e espelhos d’água do Rio Alcântara, removendo 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão.

O programa Limpa Rio, uma iniciativa do governo estadual, concentra-se na manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao eliminar os resíduos que obstruem a passagem da água, facilita-se o fluxo normal do rio.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter