Um total de 253 detentos beneficiados com a Visita Periódica ao Lar (VPL) pela Justiça fluminense não retornaram aos presídios após serem liberados para passar o Natal em casa. A medida, destinada a presos com bom comportamento, réus primários que cumpriram 1/6 da pena, ou reincidentes que cumpriram 1/4 da pena, concede o benefício do regime semiaberto.
O prazo estabelecido para o retorno era até as 22h do dia 30 de dezembro, e todos os que não cumpriram a determinação são agora considerados fugitivos. Entre os foragidos, destacam-se chefes de uma das maiores facções de tráfico de drogas no Rio de Janeiro: Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, do Complexo do Chapadão, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, também conhecido como Bin Laden, ex-líder do tráfico na favela Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul.
A situação levanta questões sobre a eficácia do programa de benefícios concedidos a detentos, especialmente quando figuras de alto perfil e lideranças criminosas aproveitam a oportunidade para permanecer em fuga.