Mais de 630 candidatos aprovados nos concursos para professor da rede estadual do Rio de Janeiro, nos anos de 2013 e 2014, receberam a nomeação para o cargo. Nesta segunda-feira (14), a nomeação foi publicada no Diário Oficial do estado.
Nas redes sociais, o governador Cláudio Castro anunciou a nomeação dos 632 professores, destacando a importância de garantir uma educação de qualidade para os jovens, pois acredita que a educação transforma vidas.
Dos 632 professores nomeados, 79 foram aprovados no concurso de 2013 e os demais 553 no concurso de 2014. Eles serão distribuídos nas 14 Regionais Administrativas da Seeduc em diferentes municípios do estado, conforme as unidades escolares onde irão trabalhar, e irão atender a 13 disciplinas, tais como Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Ensino Religioso.
A secretária de Educação, Roberta Barreto, ressalta a importância da efetivação desses profissionais para garantir o acesso e a permanência dos alunos em sala de aula. Segundo ela, o reforço nas escolas significa mais respeito com a educação pública e o trabalho desses professores é fundamental para o desenvolvimento do estado.
A nomeação faz parte do chamamento dos dois mil aprovados nos concursos, que estão em processo final de convocação e nomeação. Com essa nomeação, a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro alcança um total de 54.606 professores, sendo 53.476 efetivos e 1.130 contratados. Além disso, outros 443 aprovados estão cumprindo as etapas previstas nos concursos e devem ser nomeados em breve, enquanto outros 588 serão convocados ainda em agosto.