A Câmara Municipal de Maricá aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o armamento da Guarda Municipal. O prefeito Washington Quaquá deve sancionar a proposta em breve.
Na sessão desta terça-feira (9), os 19 vereadores presentes votaram a favor do projeto. O prefeito destacou que os guardas serão treinados pelo BOPE para tornar Maricá uma das cidades mais seguras do país.
O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, ressaltou a importância do treinamento dos agentes em parceria com a Polícia Militar. Será criado o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), com cerca de 150 guardas.
O uso de câmeras corporais será obrigatório para garantir transparência nas abordagens. A fiscalização será realizada pela Corregedoria Interna da Guarda e pelo Ministério Público.
Atualmente, a Guarda Municipal de Maricá possui cerca de 420 agentes que recebem formações contínuas em temas como Direitos Humanos, realizadas em parceria com o Instituto Marielle Franco.
Foto: Divulgação / Internet



