Em Maricá, o transporte público é a principal forma de deslocamento, diferentemente do que ocorre na maioria das capitais brasileiras, onde os veículos particulares dominam as ruas. Segundo informações apresentadas pelo presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, durante o Fórum Tarifa Zero realizado em Brasília na última semana, aproximadamente 42% das viagens na cidade são feitas de ônibus municipal, enquanto o uso de automóveis representa cerca de 20%.
Os dados referem-se ao final de 2022 e indicam uma preferência pelo transporte coletivo que, segundo Haddad, se intensificou ao longo do tempo. A adoção do sistema Tarifa Zero, implementado em 2014, contribuiu para esse cenário, tornando o transporte público gratuito e mais acessível. Em comparação, nas grandes cidades, a porcentagem de deslocamentos feitos de carro costuma ultrapassar 40%, enquanto o uso de ônibus normalmente fica abaixo de 20%.
A predominância do transporte coletivo em Maricá tem implicações diretas na qualidade de vida urbana. Com mais moradores optando pelo ônibus, há redução no congestionamento, na emissão de poluentes e na ocorrência de acidentes de trânsito. A experiência da cidade tem sido citada em debates nacionais como um exemplo de mudança no padrão de mobilidade, challenged por uma política de incentivo ao transporte público gratuito.
Atualmente, os índices de uso do transporte coletivo em Maricá continuam a registrar crescimento, sustentados pela consolidação do sistema Tarifa Zero, que permanece em operação, influenciando a dinâmica de mobilidade na cidade.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



