A Porto da Pedra, agremiação de São Gonçalo, prepara-se para o Carnaval de 2024 com um desfile milionário visando garantir sua permanência no Grupo Especial. Após conquistar o retorno à elite com destaque na Série Ouro no ano passado, a escola investiu ao longo de 2023 em contratações de peso e aposta em coreografias e tecnologia para impressionar na Avenida.
Com o intuito de permanecer na elite do samba, a escola recontratou o renomado carnavalesco Mauro Quintaes, que teve uma trajetória histórica com Max Lopes desde 1984. Outra aquisição significativa foi a porta-bandeira Denadir Garcia, que agora dança ao lado de Rodrigo França, após defender o pavilhão da Unidos da Tijuca no ano passado.
O enredo “Lunário Perpétuo: profética do saber popular” foi escolhido por Quintaes para marcar o retorno da escola à elite. O tema explora a história de um almanaque escrito em 1594 por Jerónimo Cortez, abordando conselhos e orientações sobre vários aspectos da vida, desde fases da lua até previsões do tempo. A escola busca resgatar essa história pouco conhecida e valorizar a cultura popular.
Contudo, ser a primeira escola a desfilar não é tarefa fácil, conforme evidenciado em estatísticas anteriores. A Porto da Pedra enfrenta o desafio de superar a tendência de receber notas mais baixas por abrir o desfile. A agremiação busca compensar essa dificuldade com um projeto grandioso e investimentos significativos.
A apresentação inclui detalhes surpreendentes, como efeitos especiais na comissão de frente, voos e flutuações mantidos em segredo. O último setor do desfile presta homenagens a grandes nomes do samba, incluindo Quinho do Salgueiro, Max Lopes e Roberto Szaniecki. A bateria, comandada pelo Mestre Pablo, promete mostrar uma pegada nordestina na Sapucaí.
Um dos pontos de destaque é o movimento especial em todas as alas, uma coreografia em alusão ao verso “quem acendeu as lamparinas desse céu?”. No entanto, a complexidade desse cenário levanta questões sobre a perda da espontaneidade do sambista, que, nos últimos anos, tem seguido movimentos coreográficos em detrimento da energia individual e autenticidade.