Embora tenham sido anunciadas no final de 2022 e reafirmadas pelo prefeito Fabiano Horta em maio deste ano, as obras do Centro Materno Infantil em Maricá ainda não começaram. Segundo informações da Secretaria de Saúde divulgadas pelo ‘Maricá Info’, a abertura da unidade, localizada nas instalações da antiga CMM (Clínica Médica Maricá), será realizada em duas fases, considerando que se trata de duas unidades de saúde distintas.
A secretária de Saúde esclareceu que, inicialmente, será disponibilizado atendimento ambulatorial, com as crianças sendo atendidas mediante agendamento prévio pela central de regulação. Quanto à unidade situada na antiga CMM, que funcionará como um hospital independente (maternidade), ainda não há uma data precisa para o início das obras, apesar de o prédio já estar concluído.
O prefeito Fabiano Horta anunciou que a empresa SOMAR ficará encarregada da reforma e readequação do edifício, enquanto outra empresa contratada cuidará do restante. Técnicos da SOMAR já inspecionaram o local para avaliar a estrutura e determinar as intervenções necessárias. O prefeito afirmou com firmeza que a obra será finalizada durante sua gestão.
O crescimento notável da população nos últimos anos gerou uma demanda crescente por serviços de saúde e outros serviços em Maricá. A população saltou de 127 mil para 197 mil habitantes, segundo o IBGE, podendo até dobrar nos fins de semana e feriados prolongados, quando a população flutuante da cidade cresce substancialmente.