Moradores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão preocupados com a previsão de chuvas fortes após o temporal que deixou mortos e desabrigados na cidade há dez dias. Muitas pessoas ainda aguardam ajuda da prefeitura e temem novos deslizamentos em bairros que já foram afetados pela falta de obras de prevenção.
No Jardim Califórnia, os moradores relatam que a Rua Antônio Menezes sofre com a frequência das enchentes, e em dias de chuva, a água enche a vila e não tem saída, causando prejuízos e perdas materiais. O Engenho Pequeno foi um dos bairros mais afetados, com uma família inteira morrendo soterrada em um deslizamento. Mais de 300 pessoas ficaram desabrigadas na cidade, e até o momento, há ainda 60 desabrigados em dois pontos de acolhimento.
A falta de manutenção de rios e córregos em bairros propensos a alagamentos preocupa os moradores, já que a água pode destruir tudo o que encontra pelo caminho. Um morador teve que remover os escombros do rio com as próprias mãos para evitar a perda de sua casa, e a manutenção de limpeza é rara na região. Moradores pedem obras para evitar novas tragédias, e um deles pintou um “SOS” na faixa onde um valão passa.
Diante da situação, equipes da prefeitura estiveram no local nesta quinta-feira (23) para remover o entulho de dentro do rio, mas ainda há muita preocupação em relação às condições das ruas e a falta de medidas preventivas.