Na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, a solidariedade ganhou um novo espaço com a inauguração da 17ª Cozinha Comunitária Carioca nesta segunda-feira. Integrando o Programa Prato Feito da prefeitura, a unidade, localizada no térreo do Instituto Socioeducacional Reaprender em Freguesia, oferece refeições gratuitas das 11h às 13h para pessoas em vulnerabilidade econômica.
Dez comunidades da região serão beneficiadas, incluindo Dendê, Pichunas, Boavista, Vila Joaniza, Boogie Woogie, Bancários, 200, Tremembé, Budapeste e Sem Terra. Com cardápio variado, a cozinha servirá, de segunda a sexta-feira, 280 refeições de 560 gramas.
Fabiana da Costa Barbosa, moradora da comunidade Sem Terra, expressa a importância do programa: “Tenho quatro filhos e minha mãe, que sofre de demência, para alimentar. Agora, com a cozinha comunitária, vamos ter comida em casa todos os dias.” Cleise Elias da Silva, cuidadora de idosos desempregada, também destaca o benefício: “Tenho cinco filhos e recebo apenas o Bolsa Família. O programa (Prato Feito) será de muita ajuda.”
A administração da Cozinha Comunitária da Ilha do Governador será realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Instituto Socioeducacional Reaprender, uma instituição filantrópica atuante na Ilha há 34 anos.
O programa Prato Feito Carioca, além de fornecer refeições, faz parte de uma iniciativa mais ampla. Os beneficiados são inseridos nos programas Trabalha Rio e Rio+Cursos, de qualificação profissional. Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, destaca o compromisso contínuo, anunciando a inauguração das unidades de Cosmos e Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, até o final do ano.
**17ª Cozinha Comunitária Carioca:**
– **Endereço:** Instituto Socioeducacional Reaprender – Rua Romancista, 96, Freguesia, Ilha do Governador.
– **Horário de funcionamento:** Segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.

Post Relacionados:



