julho 15, 2024
15/07/2024

Niterói destaca-se na disputa do prêmio de Cidades Inteligentes

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
de 45 nacionalidades, o Smart City Expo Curitiba é um ponto de encontro global para compartilhar conhecimentos e ideias. Entre os participantes está Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, que estará presente no painel "Reforçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?", agendado para quinta-feira (21), às 9h30, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Por meio da gestão de canais digitais e integração de pontos de atendimento ao cidadão, Niterói tem sido capaz de ouvir as demandas de dezenas de milhares de pessoas anualmente, proporcionando um espaço para sugestões e acesso a serviços públicos e direitos. Esse processo envolve uma ampla equipe de servidores e diversos órgãos e departamentos da prefeitura. "Niterói possui uma rica tradição de mobilizações sociais e instituições inovadoras de participação popular. Cerca de 10 anos atrás, começamos uma estratégia nas redes sociais, abrindo canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real, sem a interferência da burocracia tradicional. Em colaboração com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, transformando-o em um caso de sucesso reconhecido nacional e internacionalmente como uma experiência exemplar de governo digital e gestão colaborativa", destaca Stern. O evento, que acontece de 20 a 22 de março, abordará diversos temas, incluindo Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas, Espaços Públicos e Requalificação Urbana, Cidadãos Digitais e Governança, Inovação e Transformação Digital, Tecnologia & Negócios Disruptivos e Tomorrow Mobility. Reunirá representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil para debater maneiras de reinventar as cidades, tornando-as mais sustentáveis e eficientes por meio de soluções tecnológicas.

A Prefeitura de Niterói está entre os finalistas do Prêmio Brasileiro de Cidades Inteligentes na categoria Transformação Digital e Inovação com o case “Gestão Colaborativa do município de Niterói”. O desfecho será divulgado na noite desta quinta-feira (21) durante o Smart City Expo Curitiba 2024, um evento que visa discutir soluções para um futuro mais sustentável sob o tema “Reinventando Cidades para Todos”. Com a chancela da Fira Barcelona, uma instituição internacional com 90 anos de história, o evento promete ser um marco na jornada das cidades inteligentes.

Com mais de 16 mil visitantes e 180 palestrantes e moderadores de mais de 45 nacionalidades, o Smart City Expo Curitiba é um ponto de encontro global para compartilhar conhecimentos e ideias. Entre os participantes está Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, que estará presente no painel “Reforçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?”, agendado para quinta-feira (21), às 9h30, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Por meio da gestão de canais digitais e integração de pontos de atendimento ao cidadão, Niterói tem sido capaz de ouvir as demandas de dezenas de milhares de pessoas anualmente, proporcionando um espaço para sugestões e acesso a serviços públicos e direitos. Esse processo envolve uma ampla equipe de servidores e diversos órgãos e departamentos da prefeitura.

“Niterói possui uma rica tradição de mobilizações sociais e instituições inovadoras de participação popular. Cerca de 10 anos atrás, começamos uma estratégia nas redes sociais, abrindo canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real, sem a interferência da burocracia tradicional. Em colaboração com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, transformando-o em um caso de sucesso reconhecido nacional e internacionalmente como uma experiência exemplar de governo digital e gestão colaborativa”, destaca Stern.

O evento, que acontece de 20 a 22 de março, abordará diversos temas, incluindo Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas, Espaços Públicos e Requalificação Urbana, Cidadãos Digitais e Governança, Inovação e Transformação Digital, Tecnologia & Negócios Disruptivos e Tomorrow Mobility. Reunirá representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil para debater maneiras de reinventar as cidades, tornando-as mais sustentáveis e eficientes por meio de soluções tecnológicas.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter