A cidade de Niterói encontra-se em estágio de atenção desde às 20h15 do último sábado (18), devido a núcleos de chuva e ventos intensos provenientes da Baía de Guanabara. O município registrou um recorde histórico na velocidade dos ventos, atingindo 137 quilômetros por hora. Após evento semelhante em outubro, a Prefeitura mantém contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para análise conjunta do fenômeno.
Equipes municipais, totalizando cerca de 300 pessoas, estão em ação para minimizar os impactos do temporal e da ventania, que resultaram em 31 quedas de árvores em diversas áreas. O prefeito Axel Grael, em reunião com secretários, destacou a intensidade do fenômeno, ressaltando a importância da cidade se preparar para mudanças climáticas e enfatizando as ações da Secretaria do Clima.
Além da Defesa Civil, equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Nittrans e Guarda Municipal estão nas ruas atuando. Diversos pontos enfrentam falta de energia, com túneis e hospitais operando por meio de geradores.
O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, alertou sobre as previsões de chuva moderada a forte, acompanhada de ventos e raios nos próximos dias. Ressaltou a importância de não tentar cortar árvores, destacando o registro histórico de ventos a 137 km/h e a mobilização da Defesa Civil.
A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayde Monassa, informou sobre a atuação das equipes na liberação das pistas e na limpeza das vias. Cancelamentos de shows devido às condições adversas, incluindo o colapso do palco em Icaraí, foram necessários, com shows adiados para garantir a segurança.
A população pode obter informações através do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, com plantão 24h, pelo número 199 ou 2620-0199 em caso de emergências, e pelo aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.