A Prefeitura de Niterói, por meio do Centro de Controle Populacional dos Animais Domésticos (CCPAD), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, realizará uma ação de microchipagem em 100 pets no Horto do Barreto neste sábado, das 9h às 13h. A iniciativa visa oferecer maior segurança aos animais de estimação dos moradores locais, além de proporcionar serviços de vacinação antirrábica e orientações veterinárias, todos gratuitos.
A microchipagem, procedimento indolor, possibilita armazenar informações cruciais sobre os pets, como dados do tutor, histórico de vacinação, nascimento e castração. O microchip é implantado de forma subcutânea entre as escápulas, sem causar desconforto ao animal. Os pets microchipados receberão uma medalhinha de identificação com QRCode, afixada à coleira, simplificando o processo de localização e identificação por meio de um celular.
Marcelo Pereira, coordenador do CCPAD, destaca a segurança proporcionada pela microchipagem: “Com a tecnologia do microchip, dados são armazenados em sistemas informatizados. Assim há a possibilidade de abastecer esses sistemas com um número bem maior de informações como nome, raça, vacinas aplicadas e, o mais importante, todos os dados que identificam o tutor daquele animal.”
O projeto, que completa um ano em outubro, já beneficiou mais de 4 mil animais na cidade. A microchipagem é uma estratégia vital da Prefeitura para combater o abandono e recuperar animais perdidos. Além disso, o CCPAD disponibiliza 500 vagas mensais para castração, com agendamento pelo aplicativo Niterói Animal, que também auxilia na localização de pets perdidos e oferece informações sobre animais para adoção. Com cerca de 14 mil usuários cadastrados, o aplicativo fortalece a conexão entre tutores, animais e serviços veterinários na cidade.



