Na próxima segunda-feira (29), Niterói não estará em feriado, mas terá alteração no funcionamento de órgãos públicos devido ao ponto facultativo declarado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A medida é uma estratégia para alinhar o expediente dos servidores estaduais ao horário do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, marcado para 14h, horário de Brasília.
Embora a cidade não tenha decretado feriado municipal em celebração ao Dia de São Pedro, o ponto facultativo afeta os serviços estaduais, impactando principalmente órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas. Serviços essenciais, como unidades de saúde e forças de segurança, continuarão em pleno funcionamento, conforme previsto.
A decisão estadual não abrange, automaticamente, o setor privado ou entidades municipais, recomendando-se que os trabalhadores verifiquem as informações específicas junto aos empregadores ou órgãos responsáveis. A partida do Brasil na segunda-feira será disputada em Houston, enfrentando o Japão, e sua realização no período da tarde motivou ações voltadas à mobilidade urbana e à facilidade de acesso à transmissão do jogo por parte da população.
Ao contrário do feriado, que é garantido por lei e suspende todas as atividades, o ponto facultativo é uma determinação administrativa que permite a interrupção dos serviços públicos, sem obrigar o mesmo às empresas privadas. Assim, a principal alteração para os moradores de Niterói será na rotina dos órgãos estaduais, sendo recomendável conferir os horários de atendimento previstos antes de planejar deslocamentos na data.
Acompanhe o Rio Press para mais notícias em tempo real.



