outubro 10, 2024
10/10/2024

No próximo dia 5 de outubro, São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e a Ilha de Paquetá enfrentarão um desafio no abastecimento de água devido à realização de uma manutenção anual

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
No próximo dia 5 de outubro, São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e a Ilha de Paquetá enfrentarão um desafio no abastecimento de água devido à realização de uma manutenção anual

A ação, que ocorrerá das 4h de quinta-feira às 4h de sexta-feira, exigirá a interrupção da captação de água bruta e da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal. Essa estação atende aproximadamente 2 milhões de pessoas nos municípios mencionados, incluindo São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no estado do Rio de Janeiro.

Durante esse período, equipes técnicas da Companhia realizarão inspeções e correções para aprimorar a eficiência do sistema, incluindo a instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas.

Segundo Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, “a manutenção anual otimiza e aumenta a segurança operacional do sistema, permitindo que a gente identifique e corrija irregularidades. A medida é essencial para prevenir eventuais ocorrências que exijam novas paralisações”.

Após a conclusão dos serviços, a operação do sistema será retomada. No entanto, a Cedae recomenda à população que reserve água para o período da interrupção, adiando atividades não essenciais que demandem um alto consumo de água. Vale ressaltar que a distribuição de água nas áreas atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com suas respectivas áreas de atuação.

Como parte de um investimento de R$140 milhões, a ETA Laranjal está passando por obras que visam potencializar a eficiência do processo de tratamento de água. O conjunto de melhorias inclui a modernização de decantadores, filtros e floculadores, a substituição de bombas de água bruta, aquisição de novos equipamentos e reforma das instalações, garantindo um abastecimento de água mais eficaz e confiável para a população atendida.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter