O Centro de Operações Rio (COR) vai operar um novo sistema de monitoramento em tempo real na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Até o final do ano, 97 câmeras estarão em funcionamento para acompanhar a movimentação dentro e fora do parque, um dos mais tradicionais da cidade.
Trinta equipamentos serão instalados nas vias do entorno e outros sessenta e sete, pela primeira vez, ficarão espalhados por toda a área interna da Quinta. Nove câmeras já estão em operação, incluindo duas posicionadas em frente ao Museu Nacional, que está passando por um processo de reconstrução desde o incêndio de 2018.
A prefeitura pretende reforçar a segurança e apoiar as ações de ordenamento urbano na região, que costuma receber grande fluxo de visitantes nos fins de semana. As equipes do COR-Rio acompanharão as imagens 24 horas por dia e poderão acionar de forma integrada a Guarda Municipal, a Comlurb e outros órgãos responsáveis pela manutenção do parque.
O Museu Nacional, vinculado à UFRJ, é a mais antiga instituição científica do país. O prédio histórico teve sua fachada e o terraço restaurados em 2022, em comemoração aos 200 anos da Independência. Com o reforço tecnológico no entorno, espera-se que a reabertura completa do museu seja em um ambiente mais seguro e monitorado.
Foto: Divulgação / Internet



