julho 19, 2024
19/07/2024

Novo canal de Rede Pluvial em Neves São Gonçalo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Novo canal de Rede Pluvial em Neves São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação, está criando um novo canal de captação de águas pluviais próximo ao Detran, no bairro de Neves. A ideia é minimizar os alagamentos que atingem a região em época de chuvas. Com essas mudanças, milhares de pessoas serão beneficiadas, incluindo tanto quem mora quanto quem transita pelo bairro.

A construção do novo canal foi um pedido do prefeito Capitão Nelson. Ele acompanha as obras rotineiramente. “Esse canal vai melhorar a captação da água e o escoamento até a Baía de Guanabara. Vai melhorar o bairro de Neves no quesito dos alagamentos e vai entregar mais qualidade de vida para a população, principalmente no período das chuvas”, afirmou.

O novo canal está surgindo através de uma parceria da Secretaria de Conservação com o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Carlos Roberto Ferreira de Oliveira, coordenador do DCO, explicou as intervenções. Segundo ele, o canal antigo de água era cinco vezes menor do que o que está sendo construído. “O que está sendo feito é um canal de acesso de escoamento de águas. Ele é cinco vezes maior do que o anterior. Na época, há mais de 20 anos, o canal anterior dava vazão para o bairro, mas a população cresceu, por isso, o novo canal tem que ser maior”, disse.

Benefícios para o Bairro

Com a implementação do novo canal de rede pluvial, espera-se uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores de Neves. Além de reduzir os transtornos causados por alagamentos, a obra contribuirá para a valorização imobiliária da região, tornando-a mais atrativa para investimentos e proporcionando um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Preservação Ambiental

A criação do novo canal não só beneficia a comunidade local, mas também promove a preservação do meio ambiente. Ao garantir o adequado escoamento das águas pluviais, reduz-se o risco de erosão do solo e contaminação dos corpos d’água, contribuindo para a sustentabilidade ecológica da região.

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter