Três ferros-velhos foram alvo da Operação Desmonte nesta terça-feira (25/06), resultando na interdição imediata dos estabelecimentos localizados na Avenida Franklin Roosevelt. Coordenada pelo Detran.RJ, a força-tarefa estadual descobriu que os locais operavam sem licença e sem apresentar notas fiscais dos produtos comercializados.
Os proprietários têm cinco dias para comprovar a origem das peças. Caso não consigam, terão até 30 dias para que todo o material seja apreendido e destruído.
Crime Ambiental Descoberto
Durante a operação, foi descoberto um poço artesiano vazio contaminado por resíduos de óleo motor em um dos ferros-velhos, configurando crime ambiental. As peças de veículos encontradas serão encaminhadas para destruição em empresas de reciclagem credenciadas pelo Detran.RJ. O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado à delegacia e pode enfrentar acusações por poluição do lençol freático.
Força-Tarefa e Resultados
Participam da operação agentes do Detran.RJ, polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda. Desde seu início em agosto do ano passado, a Operação Desmonte já realizou 18 ações, resultando no fechamento de 44 estabelecimentos irregulares. Mais de 700 toneladas de sucatas foram apreendidas, incluindo mais de 150 motores de veículos roubados. Dez pessoas foram presas em flagrante e veículos roubados foram recuperados.
Orientação para Regularização
Além das ações de fiscalização, o Detran.RJ está orientando os proprietários de ferros-velhos a se regularizarem. Para obter a licença de funcionamento, os interessados devem acessar o site do Detran.RJ, na seção Desmonte, preencher o formulário online e providenciar a documentação necessária. Uma vistoria será realizada para garantir a conformidade das instalações.