outubro 30, 2024
30/10/2024

Orientações importantes sobre a Dengue em São Gonçalo

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter
Orientações importantes sobre a Dengue em São Gonçalo

Boas notícias para os moradores de São Gonçalo! Mais de 60% dos bairros estão com baixo índice de infestação pelo Aedes aegypti, indicando controle efetivo da doença. No entanto, a Secretaria de Saúde destaca algumas orientações importantes para quem apresenta sintomas da dengue.

Para aqueles com sintomas leves, como febre de 2 a 7 dias, náuseas, vômitos, dor muscular e outros sinais, é recomendado procurar qualquer posto de saúde, clínica, PAM ou polo sanitário, mesmo sem consulta agendada.

Já os sintomas graves, que exigem atendimento imediato, incluem dor abdominal, vômitos persistentes, pressão baixa, sangramento das mucosas, entre outros. Nessas situações, é preferível buscar as Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) – Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia, além dos prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI) no Zé Garoto.

A Subsecretária de Saúde Coletiva, Ana Cláudia Pinnas, destaca que o atendimento deve ser procurado após o terceiro dia de febre alta, pois o diagnóstico por exame de sangue é mais eficaz nesse período.

Para casos com encaminhamento médico, o Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, realiza exames de sangue. Lembre-se de passar por consulta e obter o pedido de exame antes de dirigir-se ao Centro de Triagem.

O Centro de Triagem funcionará até sexta-feira (9), das 8h às 17h. Após o Carnaval, retoma o funcionamento normal, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fique atento à sua saúde e siga as orientações para mantermos São Gonçalo livre da dengue!

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter