No Dia do Autismo, celebrado em 2 de abril, pais de crianças autistas da cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro, estão enfrentando dificuldades para garantir a inclusão de seus filhos nas escolas municipais. A falta de mediadores tem sido uma das principais reclamações das mães, dificultando o processo de aprendizagem e socialização das crianças autistas.
De acordo com os relatos de algumas mães, a ausência de mediadores tem sido uma realidade nas escolas municipais há algum tempo. Além disso, a situação se agravou com a pandemia e o ensino remoto, tornando ainda mais difícil a inclusão dessas crianças nas atividades escolares.
A falta de mediadores tem preocupado os pais, que lutam pela inclusão de seus filhos nas escolas. “Elas precisam de acompanhamento para desenvolver suas habilidades e se integrar na sociedade”, explicou outra mãe.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí não se manifestou sobre a situação. Enquanto isso, as mães continuam lutando para garantir a inclusão de seus filhos nas escolas municipais. “Nossas crianças merecem ter as mesmas oportunidades de aprendizagem e socialização que as outras crianças. Não vamos desistir até que isso seja garantido”, afirmou uma das mães.
