julho 24, 2024
24/07/2024

Palestra avalia necessidade de modernização no sistema de mobilidade urbana

Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter

A edição de maio do seminário sobre políticas públicas, promovido pela Federação PSDB / CIDADANIA, ambos diretórios municipais de São Gonçalo, recebeu o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, que palestrou sobre mobilidade urbana. Tal iniciativa se propõe a realizar uma série de encontros, onde são apresentadas análises e soluções sobre questões importantes nas cidades.

Em uma palestra que durou mais de uma hora, Vicente Loureiro apresentou várias análises e soluções sobre a mobilidade urbana. Na opinião do urbanista, as tecnologias do mundo atual devem ser mais bem utilizadas nas cidades, sobretudo nas grandes, como São Gonçalo.

“Acredito que as tecnologias podem ajudar muito a gente passar a ter uma percepção melhor sobre o que acontece em tempo real em nossa cidade, e assim enxergar como podemos melhorar”, afirma Vicente, ressaltando a criação de aplicativos para integrar os serviços públicos e torna-los mais acessíveis e eficientes.

Loureiro também destacou o impacto no gasto financeiro, de energia dos trabalhadores e de tempo com a mobilidade. “Fazendo uma cidade com melhor oferta nos serviços essenciais, a gente estimula com que as pessoas cumpram suas necessidades básicas essenciais, como saúde, educação, abastecimento, entretenimento, perto de casa. Esse é o (modelo) ideal que já está valendo no mundo e vai valer cada vez mais”, enfatiza o urbanista.

Na visão técnica de Vicente Loureiro, a melhoria na mobilidade urbana nas cidades só vai ocorrer se tiver investimento em transportes coletivos com segurança, qualidade e eficiência. “O carro individual não vai resolver essa questão, pelo contrário, só vai piorar”.

Problema corriqueiro em muitas cidades, as calçadas desniveladas, assim como as ocupadas irregularmente, são aberrações urbanísticas.

“Calçada não pode ter veículos, é para pedestre. Os desníveis por sua vez, causam acidentes, principalmente entre os idosos. Calçada tem que ser tratada como via pública para pedestres”, avalia Loureiro.

Dr. Aécio Nanci, presidente do PSDB São Gonçalo, e Evanildo Barreto, presidente do CIDADANIA municipal, receberam os convidados no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo (ACESG).

Vinkmag ad
Telegram
Facebook
WhatsApp
Twitter