Nesta quinta-feira (10/04), a Polícia Civil está realizando a maior operação já feita contra o Comando Vermelho. A ação, chamada de “Operação Contenção”, tem como alvo o núcleo financeiro da facção criminosa, que movimentou cerca de R$ 6 bilhões em um ano. Esse valor representa o maior pedido de bloqueio patrimonial na história da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão na capital fluminense e em municípios de São Paulo.
A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e da Polícia Civil de São Paulo estão conduzindo a ação. Segundo as investigações, o núcleo financeiro do Comando Vermelho tem ligações em São Paulo, diretamente com o Primeiro Comando da Capital (PCC), atuando na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
O objetivo é sufocar financeiramente o crime organizado, atingindo suas bases logísticas e cortando o financiamento para a compra de armas e drogas. Esses recursos também são usados nas disputas por território em comunidades da Zona Oeste do Rio. A operação faz parte da estratégia da “Operação Contenção” para conter o avanço do Comando Vermelho na região, desarticulando sua estrutura financeira, logística e operacional, e prender traficantes atuantes na área.
Foto: Divulgação/PCERJ
